O Projeto

          A Aldeia Funi-ô fica localizada em Águas Belas - PE, com uma população de aproximadamente 5000 pessoas, como poucos grupos mantém seu idioma original o "YATHÊ", vivem do artesanato, das apresentações evda agricultura de subsistência. Na tribo existem vários grupos que viajam o Brasil divulgando sua cultura por meio de seus cantos e danças e vendendo seus artesanatos.

          Há mais de 10 anos que o Grupo Cultural Walê Fulni-ô representa sua tribo visitando Brasília para realizarem apresentações nas feiras, eventos, escolas, divulgando sua cultura. O grupo conta com a participação de dois arte-educadores: Pablo Ravi, e Daniel Santos ,que trabalharam cinco anos na FUNAI em um projeto de conscientização das crianças do DF por meio de palestras, videos, e exposição de fotos e artesanato o Projeto Maloquinha. Hoje esses dois jovens de Brasília fazem parte do grupo fazendo a produção e agendando as apresentações nas escolas além de realizarem as palestras das apresentações.

         O Projeto “O Índio vai à escola” é realizado pelo Grupo Cultural Walê Fulni-ô. Trata-se de um projeto de cunho educativo, que divulga a cultura indígena nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio do Distrito Federal. Todo ano aproximadamente cem mil crianças, que antes tinham acesso às informações sobre a cultura indígena apenas pela TV, têm agora a oportunidade de conhecer de perto suas características essenciais, cantos, danças, artesanatos, pinturas e histórias, desmistificando a figura do índio que eles carregam na memória. Geralmente as crianças conhecem apenas a figura dos índios norte americanos em desenhos animados e acreditam que todos os índios são iguais, sendo que o Brasil tem mais de 230 tribos e aproximadamente 180 línguas diferentes, ou seja, uma imensa diversidade. O grupo Walê vem trazer a realidade cultural indígena brasileira, interagindo com crianças e professores; dançando e cantando e fazendo com que os alunos conheçam e vivenciem suas verdadeiras raízes culturais.